Logo RFPC

Anvisa divulga vídeo sobre farmacovigilância e a importância da notificação de eventos adversos

O vídeo faz parte da série do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos (PIMM), da OMS, e convida você a conhecer, em linhas gerais, como a farmacovigilância se estrutura e atua no país.

Redigido por Administrador RFPC Publicado há 1 semana.

Desde 2001, o Brasil integra, por meio da Gerência de Farmacovigilância da Anvisa, o Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos (PIMM/OMS), coordenado pelo UMC. Em 2018, o país passou a utilizar o VigiMed (VigiFlow), sistema conectado à base global de dados da OMS.

A notificação de eventos adversos é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da segurança dos medicamentos e para a proteção da população, e pode ser acessada por todo cidadão, profissional de saúde e detentor de registro.

O vídeo completo está disponível no YouTube.

Em 2026, o Brasil completa 25 anos como membro do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos, reafirmando seu compromisso com o uso seguro de medicamentos em âmbito nacional e global.

A Anvisa reforça que qualquer cidadão pode notificar eventos adversos a medicamentos de forma simples e rápida por meio do VigiMed.

Acesse o VigiMed em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed/

Fonte: Anvisa