O Sistema Único de Saúde (SUS) será reforçado com a integração de mais 225 profissionais advindos do cadastro de excedentes do último concurso público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a nova autorização, o total de vagas do concurso 2023/2024 chega a 600, considerando as vagas originais e as ampliações já autorizadas anteriormente, conforme previsto na Portaria MGI nº 2.849, de 16 de junho de 2023.
A autorização foi formalizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a assinatura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente da Fiocruz, Mario Moreira. O ato foi publicado no Diário Oficial da União por meio do Decreto nº 12.810.
A autorização contempla exclusivamente a recomposição de quadros de nível superior, distribuídos em três carreiras estratégicas: 75 vagas para Analista de Gestão em Saúde, 75 para Pesquisador em Saúde Pública e 75 para Tecnologista em Saúde Pública.
O fortalecimento da força de trabalho da Fiocruz é considerado fundamental para garantir a capacidade institucional de resposta às demandas crescentes da sociedade. Nesse contexto, o provimento excepcional de vagas contribui para ampliar e qualificar a atuação da Fundação, com impacto direto no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde